segunda-feira, 4 de maio de 2009

Museu e Escola


As escolas atualmente estão preocupadas mais em passar os conteúdos de certa forma que irrelevantes, ou seja, o processo educacional visa mais o abstrato do que o concreto, a busca exacerbada por uma escola do futuro que acabam esquecendo de um inicio, uma história, o que vivenciamos hoje é escola quantitativa e não qualitativa. Portanto faz-se necessário que a escola aborde em seus conteúdos, a realidade sobre a cidade onde a escola esteja inserida, pois é fundamental que a criança saiba de sua origem e a origem de seu municipio estado e até mesmo o país, para tudo isso nada melhor do que uma visita ao museu, visita esta que deve ser instigante, fazendo com que o professor estimule o interesse do aluno para que a visita não seja em vão, ao retornar a sala de aula este deverá realizar "n" trabalhos de diferentes maneiras ou até mesmo diferentes disciplinas, não somente no aspecto histórico, mas sim interdisciplinar, o aluno enriquece muito quando este vivencia o seu mundo, faz com que os conhecimentos saiam dos livros, realizando a viagem do abstrato para o concreto. É importante ressaltar que o museu não é um depósito de objetos velhos, mas sim um resgate de memorias e vidas, nos quais nossos antepassados compartilharam estes fatos. Enfim pode-se dizer que se um aluno passa a valorizar a historia do seu cotidiano, este valoriza a sua vida e se preocupará com o seu futuro.

prof: Fabio Padilha!