sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Poema "A Criança e o Mundo Escolar"





A CRIANÇA E O MUNDO ESCOLAR


O direito da criança é ter uma educação de qualidade
Incluindo em sua prática, afetividade, diversidade e criatividade, o professor é capaz de transformar a sociedade

Um mundo melhor é o que deseja o professor
Que cumpre o seu trabalho com louvor

Alfabetização e letramento fazem parte da construção do conhecimento
Brincando e aprendendo nossos alunos estão em constante processo de crescimento

Nas aulas o lúdico está presente
Para que os alunos aprendam de uma forma diferente

Com atenção e compreensão, ambos aprenderão


Autores: Fernanda, Rejane e Fabio.

Obrigado pela Parceria Professoras..

Prof Esp: Fabio Padilha

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ensino Fundamental de 9 anos!





Quando recebemos uma criança na escola pensamos em diversos objetivos, um deles é óbvio, tornar esta criança alfabetizada, ou porque não dizer letrada, estes termos se diferem uma vez que a alfabetização é o atribuído as pessoas que sabem ler e escrever e até mesmo interpretar algo, ja o termo letramento significa tornar este cidadão que sabe ler, escrever e interpretar, um cidadão que se apropria desta habilidade, uma vez que faz o uso efetivo da sua escrita e leitura, tornando-se um leitor e escritor crítico, ou seja para uma visão mais popular, uma pessoa que lê nas "entrelinhas" que entende as informações que são lidas por nossa sociedade.
Voltando para esta criança podemos alfabetizá-la primeiro e depois partir para práticas de letramento, inserindo-a no contexto da alfabetização folhetos de supermercado, informações necessárias e específicas fazendo com que os alunos reflitam sobre esta ação tornando-os alunos críticos e emancipados, as práticas de letramento e alfabetização se faz necessário em termos de Educação Nacional de Qualidade, a questão do ensino de 9 anos é somente de permitir que as crianças de classe média baixa frequentem a escola mais cedo, sendo esta estimulada ao mundo do conhecimento, por outro lado podemos observar que a criança de 6 anos ainda necessita de conhecimento corporal, ou seja, alem das aulas de Educação Física, esta precisa muito do brincar, do momento livre dos parquinhos e outras didáticas que faz com que as crianças aprendam brincando e o mais importante, sem queimar etapas de maturidade, não podemos observar aulas em que nossas crianças permaneçam imóveis nas suas carteiras, o movimento corporal propiciado através das prátricas psicomotas é de suma importância para este aluno encontra um caminho mais curto para a alfabetização e letramento, pois como diz o autor João Batista Freire: "é importante que a cada início de ano letivo o corpo dos alunos também devem ser matriculados nas escolas". Isto justifica a questão do brincar pedagógicamente falando, o corpo das crianças não pode ser considerado um intruso em sala de aula, precisamos gostar dos nossos alunos por inteiro e não somente pelas suas habilidades cognitivas e abstratas.



" É necessário lutarmos por uma Educação de qualidade em nosso país, se quisermos uma transformação da mesma, se não quisermos esta transformação vamos apenas cumprir horário na escola e receber o nosso rico salário"!!

Prof: Esp: Fabio Padilha!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Educação ao longo da vida







A série Educação ao longo da vida, nos remete a refletir sobre os sistemas educacionais para adultos suas ideologias, práticas e políticas públicas.
Neste ano será realizado em Belém do Pará/Brasil, VI CONFINTEA (Conferêrencia Internacional de Educação de Jovens e Adultos), que visa debater e definir políticas públicas sobre Educação de jovens e adultos como prioridade social; pois como relata Ivanilde Apoluceno de Oliveira "Não há prioridade na educação de jovens e adultos porque a prioridade são as crianças, pois são vistas como uma perspectiva de futuro".
A Educação de jovens e adultos possibilita aos indivíduos que por vários motivos interromperam seus estudos uma nova possibilidade, um novo início do processo de formação, humana, técnica e de exercício da cidadania.
O desafio é criar propostas pedagógicas que superem as limitações do aluno jovem, adulto e idoso para que além do acesso ele permaneça na "escola" atingindo suas metas.
O currículo precisa ser repensado, no sentido de valorizar as práticas sociais do adulto, conteúdos que tenham ligação direta com sua experiência de vida, atendendo seus interesses em espaços físicos independentes da escola mas também na escola.
É urgente refletir sobre a formação de professores para atuar com esta diversidade, de pessoas comprometidas que buscam na educação ao longo da vida possibilidades de mudança da situação que se encontra, algumas pessoas buscam alfabetizar-se para tirar a carteira de motorista, outras para melhorar de emprego e outras para sentir-se parte integrante de uma sociedade que exclue os que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em tempo hábil de escolarização formal.
A educação ao longo da vida é a oportunidade de revalorizar a vida, seja buscando a escola formal, projetos sociais ou novos projetos de vida, pois sempre é tempo de aprender.
Autores: Professor Fabio Padilha e Professora Marcia do Prado.
De acordo com a Educação atual na qual se preocupa com a Educação Infantil e fundamental, esta se cumprir com o seu papel de obrigatoriedade, as escolas de jovens e adultas não precisarão mais existir, devemos ficar alerta de que alguns adolescentes se aproveitem da situação e param de estudar aos 15 com a segurança de que o "EJA" cumpra este déficti educacional proveniente de um descaso por parte da comunidade e do próprio adolescente.

Autores: Prof: Esp. Fabio Padilha e Prof: Esp. Marcia do Prado.