terça-feira, 3 de novembro de 2009

Educação em "creche"




Olá pessoal conforme o combinado segue abaixo uma rotina de educação infantil em Cuba..

como eu não trabalho em "creches" creio q assim fica mais curioso e interessante de ler uma vez que pode ficar repetitivo para o leitor.. o diferencial de Guaramirim é que possuímos três aulas de Ed. Física semanal de trinta minutos e individualizadas, corrigindo alguns erros posturais e de membros inferiores, estimulando as articulações, o trabalho é de suma importância, sendo que este trabalho auxilia os pedagogos que não tiveram o acesso a anatomia humana e fisiologia em suas grades curriculares alem de um vasto conhecimento em jogos e brincadeiras educativas.

Educação Infantil em Cuba

O trabalho de Maria Vittoria Pardal Civiletti procura relatar as informações coletadas por ocasião de uma visita técnica na area de E. I a havana em maio de 1997, apresentando informações sobre o atendimento a população de 0 a 6 anos. A educação infantil em cuba atende 99,5% da população, a seriedade com a educação nesse páis é muito interessante.

Conteúdos programáticos:

1. desenvolvimento sócio moral: Emoçoes e sentimentos; qualidades morais; relações interpessoais e normas de comportamento social, hábitos culturais, educação para o trabalho.

2. Motricidade: Ginástica matutina; Educação Física.

3. Conhecimento de mundo: social, natural, objetos, relações. Noções de matemática, construção, relações espaciais e temporais, Educação sensorial.

4. Lingua Materna, vocabulário, construção gramatical, expressão oral, análise fônica, pré escrita, literatura infantil.

5. Expressão plástica: desenho, modelagem, trabalho manual.

6.Musica expressão corporal.

7. Jogo.

é isto ai pessoal, creio que não devemos ser radical a uma posição politica ou a um sistema de ensino, mas sim, sugar o que tem de bom por ai!!!

la revolucíon !!!!!!!!

quem se interessa pelo artigo na íntegra, entrar em contato...

Prof: Fabio Padilha! atua na Educação Física Escolar da rede municipal de Guaramirim S.C EMEF ver. Heitor A. da Silva e Cantinho da Amizade.
Graduação: Educação Física - Licenciatura Plena -UNIPLAC-
Especialista: Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar - AUPEX-
Especialista: Educação Física: Psicomotricidade sob a Perspectiva Metadisciplinar- IESAD-