quarta-feira, 28 de julho de 2010

Saúde e Qualidade de Vida


Saúde e Qualidade de Vida

Obs: somente para o 8º e 9º ano!

Saúde é um dos atributos mais importante de nossas vidas, e só pensamos nela quando esta faz falta, embora atualmente existam muitas informações disponiveis sobre ela, os jovens desta geração não estão muito preocupados com isto, mesmo que estudos comprovem que o estilo de vida ativo de cada pessoa continua sendo um dos fatores determinantes de saúde do indivíduo para toda a vida. (PADILHA & AREND, 2006 citando NAHAS, 2003). Atualmente a saúde não é definida apenas como ausencia de doenças, mas saúde se define como uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltado para um estado de completo bem –estar físico mental e social.
É importante ressaltar que os problemas de saúde existentes hoje em dia em todo o mundo estão relacionados as desigualdades sociais, aos problemas fundamentais de distribuição de riquezas, o que ocorre em nosso País pessoas esbanjando dinheiro como politicos corruptos (um bom exemplo disto) e outras pessoas vivendo na total miséria.
(PADILHA & AREND,2006 citando PALMA, 2001).
Estudiosos têm se preocupado em definir o que seria o cidadão ter uma boa qualidade de vida. A qualidade de vida se define como o estado em que se encontra a vida das pessoas em sua forma geral, envolvendo saúde, educação, transporte, moradia, trabalho, e a participação nas decisões que lhes disem respeito e determinam como viver o mundo. Compreende situações extremamente variadas, como a escolaridade, atendimento digno nos hospitais, alimentação saudável e suficiente e até mesmo aquisição de eletrodomésticos. (PADILHA & AREND, 2006).

Refelxão: Leiam todo o texto! Escrevi com carinho todas as informações extraída de meu TCC (trabalho de conclusão de curso) em 2006.

- Copiem todas as perguntas no caderno e responda com letra legível, vocês ganharam 2 pontos pelo capricho, serão apenas 4 perguntas meus queridos alunos! desculpe algum erro de português é que posso confundir com o espanhol! perdón pelos mis errores hehehhe

1- O que é Saúde?
2- Qual uma das causas de problemas de saude na atualidade?
3- O que é Qualidade de Vida?
4-Você se considera uma pessoa com Saúde e com Qualidade de vida? Justifique!

Obs: este trabalho valerá nota no caderno; 2 pontos cada pergunta! 2 pontos pelo capricho no caderno, totalizando nota 10.

Prof Esp. Fabio Ribeiro Padilha!

A educação é fundamental para transformar nossa sociedade em um mundo melhor, se não for pela educação viveremos em um eterno caos nesta sociedade moderna. Prof Padilha.

História do Futsal


História do Futsal

Para os alunos do 4º ao 9º ano!

São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, e oficial até então é que o esporte começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football.[2]Alterando ao longo do tempo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e conseqüentemente suas freqüentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.

Reflexão:

Leiam todo o texto antes de responder as perguntas:

É importante copiar as perguntas no caderno, não irei corrigir somente as respostas, no caderno deverá conter perguntas respostas!

1- Quem foram os inventores do Futsal, e em que países?
2- Como surgiu o Futsal?
3- Porque a bola tornou-se pesada?
4- Você gosta de Futsal? Justifique?

Obs: este trabalho valerá nota no caderno; 2 pontos cada pergunta! 2 pontos pelo capricho no caderno, totalizando nota 10.

Prof: Esp: Fabio Ribeiro Padilha!