domingo, 22 de março de 2009

A Aventura de Conhecer

A Aventura de Conhecer


Atualmente o mundo está evoluindo muito rapidamente, a internet, celulares, pen-drives, computadores e outros atributos estão fazendo parte de nossas vidas, assim como a evolução se insere nas empresas e comercio, na educação não poderia ser diferente, sendo que as crianças e adolescentes são os mais informados e mais capacitados para lidarem com isto, mas como tudo, há divergências e cuidados de como trabalhar com esta modernidade, pois a internet nos traz inúmeras informações, como decodificar estas e transformar em conhecimento? Ai que esta o “x” da questão, nas escolas publicas do país a informatização esta chegando a todo vapor, como nós educadores temos que nos manter sempre atualizados face necessária se aperfeiçoar e verificar o que pode ser mais viável aos nossos alunos, como o aprendizado pode acontecer de maneira mais rápida e prazerosa, e, ou melhor, partindo do próprio aluno o interesse. São fatores estes que nos faz reformular nossa didática, tornando- a como uma “aventura de conhecer”, o planejamento do professor deve estar atrelado à pesquisa, assim o aluno vai até a internet e procura as informações necessárias, desta maneira o nosso educando lê as informações e interpreta-as, cuidando para esta pesquisa não se tornar um ato monótono, onde os alunos só copiam e não lêem por isso o professor deve mostrar-lhes o que deve conter nesta pesquisa e como deve ser apresentado, isto vai variar de acordo com cada professor e aluno, fazendo com que a interação seja coerente e produtiva.
De acordo com a revista Escola, uma alternativa seriam os blogs, sites onde os professores divulgam os trabalhos de seus alunos e os mesmos lêem e comentam, assim fica muito mais divertido, saindo daquela maneira antiga de passar conteúdo no quadro e os alunos copiar, até mesmo sem ler em casa, ou decorando questões para a prova, percebe-se que os alunos sabem o nome de todos os jogadores da seleção brasileira, ou de integrantes de uma banda popular, ou a história de vida de um ator famoso que passa na TV, ou até mesmo que pesquisaram na internet, sendo estas as questões que comprovam que podemos adaptar os nossos conteúdos e os alunos aprenderam com mais interesse e como sempre, com o devido cuidado de vícios de linguagem e abreviações que a internet nos propõe utilizar para nos comunicarmos mais rapidamente.
Conforme o exposto percebeu que nós educadores devemos estar sempre participando de cursos com o intuito de lermos, interpretarmos e nos expressarmos melhor, após este curso posso relatar que a leitura e vocabulário do professsor vão se tornando melhor, assim como sua didática, e quem ganha mais com isso são os alunos, volto a dizer que percebo ações antigas e antiquadas de certos professores, da para perceber a diferença que os cursos fazem com a nossa profissão, e penso que se todos os nossos colegas participassem de mais cursos de formação continuada, a educação seria muito melhor, pois a relação professor aluno vai alem dos livros didáticos, eles não são como receitas, com uma fórmula que sempre vai ter êxito, precisamos ler interpretar e até mesmo adaptar se necessário, assim quem ganha é o futuro de nosso Brasil, um país de quase todos.
texto do prof: Fabio Padilha!

3 comentários:

  1. Professor Fabio! que potencial heim?
    Seu blog é muito bom, recheado de cultura...
    Sempre virei aqui!
    Beeeijos! :***

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu texto... Me sinto orgulhosa em ter um cursista como vc. Percebo no seu texto, um pouco das falas do curso aventura de conhecer e educação digital.
    Professores como você, que sabem o valor da busca de formação continuada com o objetivo de se melhorar,com certeza terá mais sucesso do que os "acomodados". O seu progresso sempre vai estar evidente entre os colegas e servirá como exemplo entre os alunos. Ainda te verei como entrevistado ou especialista do SALTO do Rio de Janeiro. Continue sempre assim viu?
    Um abraço...
    Juraci

    ResponderExcluir