segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Handebol


História do Handebol



As pesquisas históricas revelam que em períodos da Grécia e Roma antiga, já se praticavam jogos de passar uma bola com as mãos, semelhante ao que é executado no handebol. Entretanto, os livros não são taxativos quanto à origem da modalidade na forma que conhecemos nos dias atuais.
Atribui-se a invenção do handebol ao professor
Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa. Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça. A primeira vez que o handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 5 jogadores) e em 1976 o handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.

Extraído do site Wikipedia e do livro Manual de Educação Física


Embasados no texto anotem as principais ideias:
- Quem inventou o handebol;
- Como era praticado antigamente e por quem;
- Quais os sistemas defensivos utilizados;
- Qual o mais usual;

Prof: Fabio Padilha
Graduação: Educação Física - Licenciatura Plena -UNIPLAC-
Pós graduação: Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar - AUPEX-
Pós graduação: Educação Física: Psicomotricidade sob a Perspectiva Metadisciplinar- IESAD-

Um comentário:

  1. Oi Fábio,
    Que bom que vc está utilizando o teu blog na escola. Parabéns!
    Fiquei feliz de saber q vc está trabalhando no Guilherme Hanemann. Já trabalhei nessa escola e gostei muito. Os professores são comprometidos e os aluno são queridos.
    O cronograma dos cursos do salto já está postado no blog. Dê uma olhadinha lá... Tem cursos que não te interessam, pois são reprisados e talves vc já tenha feito e não pode fazer de novo. Mas aguardo a sua presença nos cursos inéditos, você interage muito bem e a sua companhia é agradável.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir