quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ensino Fundamental de 9 anos!





Quando recebemos uma criança na escola pensamos em diversos objetivos, um deles é óbvio, tornar esta criança alfabetizada, ou porque não dizer letrada, estes termos se diferem uma vez que a alfabetização é o atribuído as pessoas que sabem ler e escrever e até mesmo interpretar algo, ja o termo letramento significa tornar este cidadão que sabe ler, escrever e interpretar, um cidadão que se apropria desta habilidade, uma vez que faz o uso efetivo da sua escrita e leitura, tornando-se um leitor e escritor crítico, ou seja para uma visão mais popular, uma pessoa que lê nas "entrelinhas" que entende as informações que são lidas por nossa sociedade.
Voltando para esta criança podemos alfabetizá-la primeiro e depois partir para práticas de letramento, inserindo-a no contexto da alfabetização folhetos de supermercado, informações necessárias e específicas fazendo com que os alunos reflitam sobre esta ação tornando-os alunos críticos e emancipados, as práticas de letramento e alfabetização se faz necessário em termos de Educação Nacional de Qualidade, a questão do ensino de 9 anos é somente de permitir que as crianças de classe média baixa frequentem a escola mais cedo, sendo esta estimulada ao mundo do conhecimento, por outro lado podemos observar que a criança de 6 anos ainda necessita de conhecimento corporal, ou seja, alem das aulas de Educação Física, esta precisa muito do brincar, do momento livre dos parquinhos e outras didáticas que faz com que as crianças aprendam brincando e o mais importante, sem queimar etapas de maturidade, não podemos observar aulas em que nossas crianças permaneçam imóveis nas suas carteiras, o movimento corporal propiciado através das prátricas psicomotas é de suma importância para este aluno encontra um caminho mais curto para a alfabetização e letramento, pois como diz o autor João Batista Freire: "é importante que a cada início de ano letivo o corpo dos alunos também devem ser matriculados nas escolas". Isto justifica a questão do brincar pedagógicamente falando, o corpo das crianças não pode ser considerado um intruso em sala de aula, precisamos gostar dos nossos alunos por inteiro e não somente pelas suas habilidades cognitivas e abstratas.



" É necessário lutarmos por uma Educação de qualidade em nosso país, se quisermos uma transformação da mesma, se não quisermos esta transformação vamos apenas cumprir horário na escola e receber o nosso rico salário"!!

Prof: Esp: Fabio Padilha!!!

5 comentários:

  1. ola muito bom seu texto continue com este potencial, nunca desista de nada abraços.

    ResponderExcluir
  2. prof a sua ideologia com aula é muito interesante, pois vale a ideia de ser um porfessor para frente.

    ResponderExcluir
  3. vou comentar então para o fábio não ficar triste, hehehe!

    adorei a frase no final, reflete bem a profissão de profesor... pelo salário ninguém escolhe ser professor, mas sim pelo amor a profissão e a vontade de mudanças...

    abraço, até amanhã!

    ResponderExcluir
  4. e ai mala deixou cair seu pendrive no carro

    ResponderExcluir
  5. Olá Professor Fábio,

    No seu texto vc aborda muito bem a preocupação com objetivos que escola pensa para tornar criança alfabetizada e letrada...Gostei que vc define bem o que é um e o que é outro. Vejo que está bem claro para vc o que é alfabetização e o que é letramento.
    Concordo sobre o conhecimento corporal, contribuição que vc como professor de ed. física sabe muito bem e o destaque dado ao brincar, parquinhos, joguinhos... é importante respeitar as etapas de maturidade dessa criança de 6 anos...as práticas psicomotas auxiliam muito o professor de sala de aula no momento da alfabetização e letramento...Nesse momento o professor de educação física é um parceirão e tanto do docente de sala. Ótimo o seu texto...Você tem melhorado cada vez mais.Continue assim...
    Um abraço.
    Professora Juraci

    ResponderExcluir