terça-feira, 6 de outubro de 2009

Educação Integral e Intersetorialidade




Os novos direitos sociais referente a Educação hoje, se faz refletir sobre uma cidade educadora, iniciando-se este processo no bairro da escola, avançando para a cidade em nível de estado e país, valorizando a interação social como parte do processo ensino aprendizagem, isto faz com que isto seja um novo direito social da criança, pois a mesma ja é considerada um cidadão que faz parte do meio, combatendo a ideia de que a criança é um futuro, mas sim um presente que esta merece todo o respeito e direito a educação integral, não somente a valores atribuídos em avaliações mas sim na sua vivencia social, não podemos fragmentar a educação da sociedade, pois a escola é o reflexo da mesma, mesmo por haver um muro na escola as realidades são vivenciadas fora da escola também, onde as vezes a vida destas crianças não é um "mar de rosas" pode até ser um "caos".
Para tanto faz-se necessário uma reformulação nas praticas de "ensinagem" embasados na teoria do meio social como parte da educação, é preciso atrbuir este processo de Educação a Escola Integral, que em relatos históricos a mesma surgiu no Brasil a partir do movimento de um Educador chamado Anísio Teixeira em 1932, a partir de manifestações de pioneiros, a partir deste relato a Educação Integral faz parte da história da Educação no Brasil. Segundo alguns especialistas pode-se distinguir os termos "Educação Integral", sendo que pode ser definida como uma escola que mantem o aluno em tempo integral, com atividades extras-curriculares no qual faz com que o aluno tenha várias opções e diversos estímulos para trabalhar suas potencialidades e resgatar este aluno do ambiente social no qual pode ser tumultuado para o mesmo, onde a violencia e a exploração do trabalho infato-juvenil acontece normalmente, ou este termo pode ser definido também como uma Educação que perpassa o tempo do aluno cronologicamente, mas sim destinado a uma Educação que eduque esta criança na sua integralidade, ocupando o tempo escolar com atividades significativas e inter-relacionadas com as outras disciplinas tornando o ensino menos fragmentado, pois o aluno é um ser único, fruto de nosso trabalho em equipe. Isto requer um apoio de poitica pública, sabemos que somente boa vontade da minoria dos professores que desejam mudar a sociedade não bastaria, é preciso iniciar este processo de ordem processual, partindo da secretaria da Educação, pelos diversos coordenadores, gestores e os profissionais que realmente estão executando este trabalho, quando o professor tem o apoio da secretaria municipal ou estadual, é muito mais fácil se trabalhar nesta perspectiva.
Conforme o exposto devido a evolução das familias e sociedade, cabe a Eucação também este processo de se impor no desenvolvimento humano e voltar-se a práticas modernas de ação pedagógica, infelizmente se a familia não faz mais um bom trabalho a escola deve "roubar a cena" e ensinar como fazer, como formar um cidadão e como trabalhar a a criança como parte da transformação!!!

Obs: Sou um professor especialista que leciona apenas á 3 anos ... ainda tenho um monte a aprender .. desculpe minhas opiniões que podem parecer utópicas...hehheheh

Prof: Esp: Fabio Padilha!!

2 comentários:

  1. Nossa Fábio, que textão heim?rsrsrsrs

    bom, conforme o que já refletimos aqui no SALTO, a maioria das famílias andam meio perdidas na questão de educar seus filhos, cabe a nós orientá-las para não assumerem seu papel como parceira da escola. Os comprometidos com a Educação faz seu trabalho pensando no aluno como um todo, já que ele é único, como você mesmo destaca no seu texto...Não podemos pensar em sermos os salvadores da Pátria, por isso precisamos do apoio das políticas públicas e sociedade como um todo para o sucesso da EDUCAÇÂO. Muito bom o seu texto...
    Professora Juraci

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  2. ola e aí sim vc naõ sai daí faça bastante curso vc ainda é novo bjs

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