segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Psicomotricidade na Educação Física Infantil




FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA
INSTITUTO DE ENSINO MASSARANDUBA




PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL


Fabio Ribeiro Padilha



RESUMO

O presente estudo aborda as práticas psicomotoras na Educação Física Infantil, sendo propiciado às crianças de três a seis anos de idade, ou seja, do jardim ao primeiro ano da Educação Fundamental. Percebe-se que os alunos desta faixa etária ao praticarem as atividades psicomotoras avançam de forma positiva a caminho da alfabetização, pois a psicomotricidade refere-se ao movimento humano, sendo que através deste movimento transformado em ação motora, a criança compreende o seu corpo como parte do mundo, se sentindo bem com o mesmo. A criança aprende a controlar seus movimentos, fazendo com que se torne ávida para aprender, alfabetizando-se normalmente dentro de seu ritmo, portanto se faz necessário o dialogo entre os professores, propiciando um trabalho interdisciplinar em busca de uma educação de corpo inteiro. A pesquisa apresenta-se pelo método de revisão bibliográfica, embasada em autores de nomes renomados.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Educação Física Escolar. Educação Infantil.






Prof: Fabio Padilha!
atua na Educação Física Escolar da rede municipal de Guaramirim S.C EMEF ver. Heitor A. da Silva e Cantinho da Amizade.


Graduação: Educação Física - Licenciatura Plena -UNIPLAC-


Especialista: Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar - AUPEX-


Especialista: Educação Física: Psicomotricidade sob a Perspectiva Metadisciplinar- IESAD-

Nenhum comentário:

Postar um comentário