terça-feira, 3 de novembro de 2009

Educação em "creche"




Olá pessoal conforme o combinado segue abaixo uma rotina de educação infantil em Cuba..

como eu não trabalho em "creches" creio q assim fica mais curioso e interessante de ler uma vez que pode ficar repetitivo para o leitor.. o diferencial de Guaramirim é que possuímos três aulas de Ed. Física semanal de trinta minutos e individualizadas, corrigindo alguns erros posturais e de membros inferiores, estimulando as articulações, o trabalho é de suma importância, sendo que este trabalho auxilia os pedagogos que não tiveram o acesso a anatomia humana e fisiologia em suas grades curriculares alem de um vasto conhecimento em jogos e brincadeiras educativas.

Educação Infantil em Cuba

O trabalho de Maria Vittoria Pardal Civiletti procura relatar as informações coletadas por ocasião de uma visita técnica na area de E. I a havana em maio de 1997, apresentando informações sobre o atendimento a população de 0 a 6 anos. A educação infantil em cuba atende 99,5% da população, a seriedade com a educação nesse páis é muito interessante.

Conteúdos programáticos:

1. desenvolvimento sócio moral: Emoçoes e sentimentos; qualidades morais; relações interpessoais e normas de comportamento social, hábitos culturais, educação para o trabalho.

2. Motricidade: Ginástica matutina; Educação Física.

3. Conhecimento de mundo: social, natural, objetos, relações. Noções de matemática, construção, relações espaciais e temporais, Educação sensorial.

4. Lingua Materna, vocabulário, construção gramatical, expressão oral, análise fônica, pré escrita, literatura infantil.

5. Expressão plástica: desenho, modelagem, trabalho manual.

6.Musica expressão corporal.

7. Jogo.

é isto ai pessoal, creio que não devemos ser radical a uma posição politica ou a um sistema de ensino, mas sim, sugar o que tem de bom por ai!!!

la revolucíon !!!!!!!!

quem se interessa pelo artigo na íntegra, entrar em contato...

Prof: Fabio Padilha! atua na Educação Física Escolar da rede municipal de Guaramirim S.C EMEF ver. Heitor A. da Silva e Cantinho da Amizade.
Graduação: Educação Física - Licenciatura Plena -UNIPLAC-
Especialista: Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar - AUPEX-
Especialista: Educação Física: Psicomotricidade sob a Perspectiva Metadisciplinar- IESAD-

3 comentários:

  1. interesante o seu dia em uma creche, você tem uma visão sobre as creches

    um grande abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. E aí, fez um passeio turistico em lages? hehehe!

    Gostei do que você escreveu. Você pontuou na teoria as atividades práticas que fazemos com os alunos nos Centros.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não trabalhar em centros de educação infantil vc tem conhecimentos gerais por trabalhar em escolas com os pequeninos, muda um pouco mais o objetivo é quase o mesmo, desenvolver coordenação motora e outros, Abraço. Áurea.

    ResponderExcluir