quarta-feira, 28 de julho de 2010

História do Futsal


História do Futsal

Para os alunos do 4º ao 9º ano!

São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, e oficial até então é que o esporte começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football.[2]Alterando ao longo do tempo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e conseqüentemente suas freqüentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.

Reflexão:

Leiam todo o texto antes de responder as perguntas:

É importante copiar as perguntas no caderno, não irei corrigir somente as respostas, no caderno deverá conter perguntas respostas!

1- Quem foram os inventores do Futsal, e em que países?
2- Como surgiu o Futsal?
3- Porque a bola tornou-se pesada?
4- Você gosta de Futsal? Justifique?

Obs: este trabalho valerá nota no caderno; 2 pontos cada pergunta! 2 pontos pelo capricho no caderno, totalizando nota 10.

Prof: Esp: Fabio Ribeiro Padilha!

Um comentário: